terça-feira, 22 de junho de 2010

Vendas Diretas - Renda Extra mesmo para Empregados

Reportagem que passou no programa Mais Você da Rede Globo, falando sobre vendas diretas como alternativa de rendimento para quem está desempregado e mesmo para os que estão empregados, mas que buscam uma renda extra.




Venda Direta, Marketing de Rede e Pirâmides Financeiras

O QUE É VENDA DIRETA?

É um sistema de comercialização de bens e serviços realizados através do contato pessoal entre vendedor e comprador, fora de um estabelecimento comercial fixo. A venda direta atinge hoje dimensões globais.

Praticada sob formas distintas, pessoa a pessoa, sistema de reuniões, marketing de rede, de produtos de limpeza a automóveis, a venda vireta se destaca pela sua capacidade de expansão.

Alimentado pela redução do número de empregos convencionais, esse sistema de comercialização oferece aos seus agentes, oportunidades de ganho proporcional à dedicação, flexibilidade de horário, formação e treinamento e oportunidade de trabalho.

Oferece também aos consumidores diferenciais como receber seus produtos onde desejar, a confiança e compromisso agregados pela relação pessoal, acesso a informações mais detalhadas e abrange um atendimento personalizado.



VENDAS DIRETAS NO BRASIL

No cenário brasileiro a venda direta apresenta algumas características marcantes: Historicamente, seu crescimento está diretamente condicionado a situação econômica nacional. Em suma; quanto maior a crise, maior é o crescimento da venda direta no Brasil.

Este fenômeno pode ser explicado pelo fato da receita gerada pela venda direta ser parte importante do orçamento familiar do brasileiro que é participante ativo desta atividade econômica, alcançando o quinto maior mercado mundial de vendas diretas mundial.


O ESQUEMA DE PIRÂMIDES

As vendas diretas não compactuam com este esquema de remuneração. Os esquemas de vendas baseados nas pirâmides são ilegais e caracterizam-se por um grande número de pessoas que estão na base da pirâmide pagarem quantias em dinheiro para as pessoas que estão no topo da pirâmide.

O negócio funciona mais ou menos assim: Para ingressar em uma pirâmide, é necessário que seja desembolsado por parte deste novo participante uma comissão. Metade desta quantia imediatamente é repassada para o participante que está acima na hierarquia, e a outra metade a pessoa que está no topo desta pirâmide, o chamado promotor.

Uma vez que este promotor é remunerado, seu nível é removido e os participantes imediatamente abaixo formam novas pirâmides. O problema aqui passa a ser outro, e de maior complexidade. Cada vez que um nível é removido, um novo nível ou camada deve ser formado na base da pirâmide. Obviamente, a pirâmide pode entrar em colapso antes que você chegue ao topo, onde realmente há a lucratividade.


O que é líquido e certo é que com o passar do tempo fica cada vez mais difícil arregimentar novos participantes para estes esquemas escusos e que exploram a boa fé das pessoas, onde o que só aumenta, é a chance de se perder muito dinheiro.


Algumas Características Sobre as Pirâmides:


1) São perdedores. As pirâmides são baseadas na matemática: muitos perdedores pagam a poucos ganhadores.

2) Elas são fraudulentas. Consciente ou inconscientemente os participantes das pirâmides não remuneram da forma como deveriam os seus afilhados.

3) São ilegais. Há um risco real e legal de que as pirâmides sejam fechadas, e seus participantes respondam algum processo por esta prática.


Há as pirâmides disfarçadas: Alguns hábeis promotores tentam disfarçar suas pirâmides em práticas legais de marketing multiníveis. O marketing multinível é uma prática de negócio legitimada e que faz uso de uma rede de distribuidores independentes para comercializar seus produtos para os clientes.


MARKETING DE REDE OU MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinível é uma maneira popular de varejo na qual os produtos são vendidos aos clientes não em lojas ou em grandes magazines, mas através de vendedores independentes, em geral nas casas dos clientes. Realizando ainda o papel de distribuidor, o participante desta modalidade pode gerenciar as suas próprias horas de trabalho gerando receita através da venda de produtos fornecidos por uma empresa de nome.

Uma das vantagens do marketing multinível é a sua flexibilidade, pois aos seus participantes é atribuída a tarefa de planejar a sua força de vendas, treinamento, recrutamento e motivação com o intuito de maximizar as vendas. Além disto tudo, é previsto uma remuneração extra sobre o percentual de faturamento de toda a sua equipe.

Esta e outras vantagens tem feito com que o marketing multinível tenha se tornado um grande atrativo para se começar um negócio com um pequeno investimento.
 
Para verificar rapidamente se o negócio a sua frente é uma pirâmide disfarçada ou uma atividade de marketing multinível, procure obter as repostas para as seguintes perguntas:

1) Quanto deve ser pago para se tornar um distribuidor?
Se o custo, ou a taxa de adesão forem substanciais, fique atento. Geralmente as taxas das companhias de marketing multinível são baixas, e servem somente para cobrir os custos dos kits de vendas, se houver. Estas companhias fazem questão de facilitar os procedimentos de adesão de novos membros.
 
2) A companhia que está suportando o negócio efetua a recompra dos itens não vendidos?
Companhias comprometidas com a ética e com a seriedade que a modalidade de marketing multinível exige, recompram os itens quando os distribuidores decidem abandonar o negócio.
 
3) Os produtos da companhia são vendidos aos clientes?
Se a resposta for não, fique fora deste negócio. As companhias de marketing multinível, assim como as outras modalidades de vendas a varejo são fundamentadas em compra e venda de produtos e serviços.


COMO SE PROTEGER DAS PIRÂMIDES

Em primeiro lugar não tenha pressa em se tornar membro de uma organização. Tenha em mente que uma boa oportunidade de construir um negócio utilizando as técnicas de marketing multinível não desaparecerá do dia para noite.

Procure responder as seguintes questões sobre a companhia e seus escritórios, seus produtos, custo, justo valor de mercado, fonte de fornecimento, e mercado potencial.

Procure atentar também para as tão famosas taxas de admissão. E principalmente investigue a clareza e o teor das normas que estabelecem os ganhos de cada participante. Não é preciso mencionar que isto tudo devem estar por escrito, evitando assim desentendimentos futuros.

Não seja orgulhoso. Procure informações com outras pessoas que já experimentaram negócios com a companhia e seus produtos.

Verifique se os produtos são realmente comercializados até os clientes.



Fonte: http://www.uniblog.com.br/vendasdiretas/411031/mais-sobre-vendas-diretas.html





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